quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PRIMEIRO ENCONTRO - 29/11 A 03/12

Unidade – 16 TP 4


Objetivo: Quebrar o gelo... No início ou no final do encontro.



1- Escrever um texto (qualquer gênero). Usando as seguintes palavras: muxuango/hermeneuta/vituperado/defenestração/perfunctório/falácia/ignóbil/sibilino/uxoricídio/apoplexia.







Uma cidade própria



Numa pequena cidade do Tocantins vivia um povo com características bem peculiares que os diferenciava dos demais habitantes.

O pai, o senhor Muxuango, era o médico do lugar, aquele que atendia a todos como se fossem mulambos, mas a sua esposa, a senhora Falácia, era uma pessoa muito agradável e que educava seus filhos com admirável dedicação.

O primogênito Sibilino era um garoto rebelde e preconceituoso que apresentava às mesmas características do pai, ao contrário, as garotas. Hermeneuta e Apoplexia saíram à mãe, meigas e de uma educação invejável.

            Por pertencer a uma família de tradição, esperava-se que as jovens casassem com um bom partido da cidade ou das redondezas a gosto dos pais, no entanto, para desgosto dos pais não bem assim, pelo o contrário envolveram-se com uma turma da pesada.
A jovem Hermeneuta casou-se com o Vituperado, jovem de pouca instrução e que ainda muito moço envolveu-se no mundo da criminalidade.
E a senhorita Apoplexia uniu-se ao Uxoricídio que era amante da 1ª dama da cidade, a senhora Defenestração.
O Excelentíssimo prefeito, o senhor Ignóbil, como na tradição dos cornos foi o último a saber, mas tal fato foi divulgado publicamente no coreto da prefeitura por seu assessor de nome Perfunctório, por engano quando iria ler um comunicado do prefeito à população.
Em cidades pequenas todos se conhecem, mas cada um é próprio a começar pelos nomes.


Obs.: A turma terá interesse em saber o que significam as palavras e vão fazer vários textos antes de conhecer seus significados. Depois de pronto os

Nenhum comentário:

Postar um comentário